À primeira vista, logística e sustentabilidade podem até parecer termos contrários. Mas as empresas de logística podem e devem trabalhar a sustentabilidade no transporte de cargas.
Isso porque a sustentabilidade pode contribuir com a logística, criando processos comerciais mais responsáveis e mostrando como as empresas pensam no equilíbrio entre economia e meio ambiente no longo prazo.
A ideia é fazer a logística de transporte de uma forma social e ambientalmente responsável.
Quais os benefícios da sustentabilidade para empresas de transporte de cargas?
Ações de sustentabilidade podem ser incorporadas pelas empresas para aumentar a eficiência operacional e dos equipamentos, otimizar o tempo das entregas, diminuir custos, evitar a degradação e ajudar na recuperação do meio ambiente.
A impressão dos consumidores sobre ações sustentáveis
No geral, os consumidores têm buscado cada vez mais consumir produtos e serviços que tenham a abordagem sustentável em todo o processo, desde a produção até a entrega.
Eles priorizam empresas sustentáveis, ou seja, adotar práticas sustentáveis tende a melhorar a imagem da marca perante o público.
Como aliar logística de transporte e sustentabilidade?
Alguns exemplos de ações e ideias que podem ser implementadas são:
- Uso de combustíveis alternativos na frota, como biocombustíveis e veículos elétricos;
- Aplicar a logística reversa, que viabiliza a coleta e o reaproveitamento de materiais recicláveis e usados que podem ser reaproveitados;
- Parques logísticos que estimulam a cooperação entre empresas e a economia de recursos energéticos e hídricos;
- Rotas inteligentes com caminhos mais curtos, união de remessas e diminuição das viagens, o que ajuda na economia de combustível;
- Parcerias com fornecedores sustentáveis que também usam estratégias para aliar logística e sustentabilidade.
Gostou do conteúdo? Acesse o canal do Youtube da Intermodal e fique por dentro da logística no Brasil.