Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Os 3 maiores porta contêineres que atracaram no Brasil

Você sabe quais são os três maiores porta contêineres que já passaram por nosso país? Descubra quais são em nosso artigo!

Porta contêineres são gigantescas embarcações projetadas para o transporte de contêineres, fundamentais para o comércio global, transportando mercadorias de todos os tipos.

Esses navios, com capacidades impressionantes, são essenciais para a economia mundial ao facilitar o fluxo de bens em larga escala. É por meio deles que ocorrem grande parte dos processos de importação e exportação mundo afora.

A seguir, falaremos sobre os três maiores porta contêineres que já atracaram no Brasil. Conheceremos características, capacidades e importância de suas operações nos portos brasileiros. Acompanhe!

1. MSC Natasha XIII

Em 29 de janeiro de 2024, o Porto de Paranaguá fez história ao receber o MSC Natasha XIII, um imponente porta contêineres operado pela Mediterranean Shipping Company (MSC). 

A embarcação atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e se destacou como o maior navio em comprimento já recebido no local, medindo impressionantes 366 metros de ponta a ponta. Para se ter uma ideia de sua magnitude, o MSC Natasha XIII é 12 vezes maior que o Cristo Redentor.

Além de seu comprimento notável, o navio tem 48,20 metros de largura e uma capacidade de 139,7 mil toneladas. Ele é capaz de transportar até 14.432 TEUs, a medida padrão para contêineres de 20 pés de comprimento. 

A chegada dessa gigantesca embarcação ao Porto de Paranaguá foi um marco significativo para a logística e o comércio marítimo no Brasil. O evento demonstrou a capacidade do País de receber e operar alguns dos maiores navios do mundo, fortalecendo ainda mais a nossa posição estratégica no comércio internacional.

2. Rio de Janeiro Express

A Portonave recebeu o imponente navio Rio de Janeiro Express, pertencente ao armador Hapag Lloyd, em 22 de outubro de 2022.

Com seus 335 metros de comprimento e 51,5 metros de largura, a embarcação se destaca não apenas pelo tamanho, mas também pela sua capacidade logística.

O Rio de Janeiro Express pode transportar até 13.278 TEUs, o que representa uma significativa movimentação de contêineres em um único percurso.

Além disso, o navio possui 2.220 tomadas reefer, que são essenciais para o transporte de cargas refrigeradas. Elas permitem o transporte eficiente de produtos perecíveis como carne congelada, frutas, bebidas e outros itens que necessitam de condições específicas de temperatura. 

3. CMA CGM Vela

O CMA CGM Vela chegou ao Porto de Santos em 25 de outubro de 2022. Com 347 metros de comprimento e 45 metros de largura, a embarcação destaca-se por sua capacidade impressionante de transportar até 11.040 TEUs.

Operado pela companhia CMA CGM, o Vela tem se destacado como carregador extra no serviço semanal SEAS 2, ajudando a atender a crescente demanda por transporte marítimo de contêineres.

A chegada do CMA CGM Vela ao maior porto da América Latina reforça a importância estratégica de Santos no comércio global e demonstra a capacidade do porto de acomodar algumas das maiores embarcações em operação atualmente. 

Brasil se destaca ao receber grandes porta contêineres

O maior porta-contêineres do mundo é o MSC Michel Cappellini com 400 metros e capacidade para 24.363 TEUs. Percebe-se que os navios que atracaram no Brasil, como o MSC Natasha XIII, Rio de Janeiro Express e CMA CGM Vela, são igualmente majestosos. 

As dimensões impressionantes e capacidades significativas demonstram a aptidão dos portos brasileiros para receber essas enormes embarcações. 

A chegada dessas grandes naves aos portos de Santos, Paranaguá e Portonave reforça a posição do Brasil como um hub logístico de classe mundial, pronto para integrar-se ao comércio marítimo global com eficiência e excelência.

Saiba mais sobre navios de grandes dimensões! Leia agora o conteúdo que apresenta os break bulks, uma alternativa aos contêineres na logística.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar