O uso da Inteligência Artificial (IA) em diferentes segmentos é talvez a mais importante pauta da atualidade quando falamos de tecnologia. Altamente ligada às inovações, a logística é uma das áreas que está se beneficiando desses avanços.
Mas, afinal, como essa tão falada, mas ainda pouco compreendida e utilizada IA, pode auxiliar as operações do supply chain em diferentes níveis?
Com a capacidade de analisar vastas quantidades de dados em tempo real, a IA permite uma gestão mais eficaz dos estoques, otimização de rotas de transporte, e previsão de demandas com maior precisão.
Ela ajuda a identificar padrões e tendências, permitindo antecipar flutuações na demanda e ajustar os níveis de estoque; além de reduzir significativamente a ocorrência de erros humanos, acelerando operações e liberando os colaboradores para focar em tarefas estratégicas.
Foi pensando nisso que a project44 desenvolveu a Movement, uma plataforma de visibilidade em tempo real criada para conectar a cadeia de suprimentos global.
Com uma abordagem baseada em dados, integrações via APIs e Machine Learning, os usuários podem rastrear seus embarques de ponta a ponta em todos os modais, incluindo marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário (lotação e fracionado) a nível de pedido e SKU/item.
Veja, a seguir, mais detalhes de como a project44 utiliza a IA para auxiliar no avanço da logística global.
Instabilidades na cadeia de suprimentos
Nos últimos anos o setor logístico se viu diante de desafios cada vez mais complexos, que vão desde a demanda por agilidade e inovação impulsionada pela pandemia da Covid-19 até situações como a seca no Canal do Panamá, os ataques no Mar Vermelho e as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Neste cenário, a project44 tem se dedicado a focar na visibilidade do estoque em trânsito. Assim, a plataforma executa a limpeza, normalização e enriquecimento de dados, reduzindo a quantidade de informações imprecisas ou desatualizadas e fornecendo insights de qualidade que possibilitam melhores tomadas de decisões e mais transparência com seu cliente.
Alia-se a isso a integração e alimentação de sistemas internos como TMS, OMS, WMS, ERP, CRM entre outros já amplamente utilizados pelo segmento de supply chain.
Ao permitir uma integração simplificada via API, você pode minimizar a latência, reduzir a perda de dados e gerar uma visibilidade mais completa e de maior qualidade.
O impacto e futuro da tecnologia de IA na cadeia de suprimentos
Falando da IA, uma das inovações da project44 presentes na plataforma Movement é a capacidade de predição automatizada que permite que os usuários ajam de forma decisiva durante uma eventual crise.
Isso é ainda mais evidente em aspectos como:
- Visibilidade
Visibilidade da remessa e no nível do pedido (SKU) em todos os modais, em qualquer lugar do mundo, combinada com ETAs precisos e conectada a todos os seus transportadores, despachantes e instalações.
- Insights
Melhoria da tomada de decisões com relatórios e análises sobre volume, desempenho, rastreamento e sustentabilidade, desde o nível do embarque até as tendências por rota e transportadora e insights macro sobre os portos.
Sustentabilidade
Estudos apontam que 60% das emissões de carbono vêm da cadeia de suprimentos de uma empresa. Considerando a urgência de reduzir esses números, a project44 verificou que era possível criar uma forma para medir, rastrear e reduzir as emissões do escopo logístico com sua ferramenta de visibilidade global.
Com o uso da IA e dos dados fornecidos pela project44, agentes de logística podem calcular suas emissões de forma precisa, visualizando sua pegada de carbono, histórica e atual, por modal, país, rota e transportadora.
Outro ponto de grande importância está na incorporação das emissões de CO2 nos processos de licitação para avaliação e seleção de transportadoras, possibilitando adequação aos critérios para futuros contratos.
Isso também permite que as metas sustentáveis e os objetivos de ESG sejam atingidos com mais facilidade, fazendo com que as companhias do segmento logístico alcancem níveis cada vez mais baixos de emissões, colaborando assim com a imagem das empresas diante do público e com o planeta como um todo.
Em resumo, a IA permite uma comunicação mais fluida e decisões informadas, resultando em uma cadeia de suprimentos mais resiliente e adaptável às mudanças do mercado.
A integração da inteligência artificial na cadeia de suprimentos representa um avanço significativo na capacidade das empresas de operar de maneira mais eficiente e competitiva no cenário global.
Para saber mais sobre o uso da IA na otimização do processo logístico e da sustentabilidade com essas inovações, fale com o time da project44!