Os coletores de dados tornaram-se ferramentas cada vez mais populares para o gerenciamento de estoque nos últimos anos.
Esses dispositivos portáteis, equipados com leitores de código de barras e outros sensores, podem ser usados para coletar dados de itens de estoque com rapidez e acuracidade, como localização, quantidade e condição do produto.
Essas informações podem ser carregadas em um computador ou outro software para análise e geração de relatórios.
No geral, os coletores de dados para gestão do inventário são ferramentas versáteis e poderosas que podem ajudar as empresas a melhorar seus processos de gestão de estoque. Saiba mais sobre eles!
Gestão de estoque manual ou com coletor de dados?
O gerenciamento manual do inventário pode ser um processo demorado e sujeito a erros e enganos. Em um sistema manual, os funcionários devem contar e registrar fisicamente os dados dos itens de estoque.
Um dos principais problemas com esse sistema é a dificuldade de acompanhar o estoque em tempo real.
Nesses casos, a falta de acuracidade do estoque pode levar gerentes e funcionários a não terem uma visão precisa e atualizada dos níveis de estoque, o que pode acarretar decisões incorretas de reposição de estoque, perda de vendas e prejudicar a experiência do cliente.
Já com o uso de coletores de dados e softwares automatizados de gestão de estoque, muitos desses problemas foram resolvidos.
Como funcionam os coletores de dados para gestão de estoque?
Um dos tipos mais comuns de coletores de dados para gerenciamento de inventário usam leitores de código de barras 1D e 2D. Esses scanners funcionam lendo os padrões exclusivos de em um código de barras, que codificam informações sobre o item.
Outro tipo de coletor de dados são os de tecnologia RFID (Radio Frequency Identification). Eles funcionam emitindo um sinal de radiofrequência que é captado por etiquetas RFID, que são anexadas aos itens de estoque.
Para usar os coletores de dados, os funcionários precisam simplesmente segurar o dispositivo próximo à etiqueta no item de estoque. O coletor de dados irá então ler o número de identificação da etiqueta e armazená-lo em sua memória ou enviá-los para um software de gerenciamento.
As vantagens de utilizar o coletor de dados para a gestão de estoque
As principais vantagens de usar coletores de dados para a gestão de estoque são a velocidade, segurança e precisão.
Com um coletor de dados, os funcionários podem digitalizar e registrar rapidamente os dados dos itens de estoque sem precisar inserir os dados manualmente em um computador ou outro software. Isso pode economizar uma quantidade significativa de tempo e reduzir o risco de falhas.
Outra vantagem de usar coletores de dados para gestão de estoque é a capacidade de rastrear e monitorar o inventário em tempo real.
Com um coletor de dados, os funcionários podem ver imediatamente quantos itens estão em estoque, onde estão localizados e se estão em boas condições.
Como resultado, mais e mais empresas estão recorrendo aos coletores de dados para ajudá-los na gestão de estoque e permanecer competitivos no mercado atual.
Conheça a Compex
A Compex está presente em todo o território nacional desde 1999, distribuindo e comercializando coletores de dados, leitores de código de barras e impressoras térmicas.
Atuam no mercado de automação, oferecendo equipamentos para o varejo, logística, distribuição, hospitais, indústrias, órgãos públicos, entre outros, desenvolvendo soluções que atendem às necessidades dos clientes e parceiros.