A gestão é um dos pontos mais importantes em qualquer processo logístico, e isso não é diferente quando falamos das frotas. Esse aspecto pode poupar tempo, verba e trabalho da equipe, tornando o processo logístico mais eficiente como um todo.
Mas, afinal, como fazer uma boa gestão e manutenção de frotas? Para entender mais, conversamos com Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, grupo especialista em logística.
Vamos conferir? Continue lendo e saiba mais dicas operacionais para sua gestão e manutenção de frotas!
O que é a gestão e manutenção de frotas?
Segundo Juliani, "A gestão e manutenção de frotas é um processo interno em que a frota de veículos da empresa é gerenciada, com foco no controle das atividades sendo realizadas por cada veículo para que sejam programadas despesas com combustível e manutenção, assim como para as manutenções serem feitas na hora certa – o que, por sua vez, também exige controle de quilometragem, por exemplo."
Qual é a importância de uma boa gestão e manutenção de frotas?
A nosso convite, o CEO da MOVE3 elencou os benefícios que uma gestão de frotas eficiente traz. Confira:
“Uma boa gestão e manutenção de frotas ajuda em duas coisas essenciais para a empresa:
- Redução de custos e melhora na qualidade do serviço:
A redução de custos vem com o controle das despesas gerado por qualquer boa gestão de frotas – com manutenções na hora correta, é bem mais difícil um veículo parar e precisar de gastos maiores para ficar funcional, por exemplo.
- Fazer um melhor desenho das rotas para evitar gastos desnecessários com combustível:
A melhora na qualidade do serviço vem com uma maior disponibilidade e performance da frota, o que possibilita entregas mais rápidas e maior satisfação do entregador – seu tempo parece melhor aproveitado, sem o estresse de falhas no veículo com frequência.
Dicas para otimizar sua gestão e manutenção de frotas
Por fim, pedimos a Juliani que destacasse conselhos para quem quer avançar neste aspecto.
Mais que tudo, é necessário ter um profissional capacitado à frente da gestão das frotas. Alguém responsável pela manutenção preventiva dos veículos, controle de despesas com manutenção e combustível, atento às métricas e indicadores da manutenção", explica ele.
O CEO da MOVE3 complementa: "Softwares também podem ser úteis para auxiliar no gerenciamento, assim como para desenhar rotas mais econômicas para cada veículo."
Gostou deste artigo? Leia também nosso conteúdo sobre equipamentos que facilitam a logística interna!