Milhões de dólares são movimentados todos os meses nos 10 maiores portos mundiais. Muitos dos produtos que chegam até nós, com certeza, passam por esses locais antes de terem a destinação final.
Mas, você sabe quais são os 10 maiores portos do mundo? Será que algum deles está no Brasil?
Apresentaremos essas e outras curiosidades neste artigo, que contou com a participação da especialista em logística e professora do Senac São Paulo, Célia Kazuko Kinochita. Siga conosco!
Top 10: veja o ranking de portos mundiais
Questionada sobre os 10 maiores portos mundiais, Kinochita nos apresentou a List One Hundred Ports 2021, que utiliza a movimentação anual de Twenty-Foot Equivalent Unit (TEU), unidade de medida padrão para um contêiner de 20 pés, para classificar os embarcadouros.
De acordo com essa lista, atualmente, o ranking de maiores portos mundiais é a seguinte:
- Shangai (China) - 43,5 milhões;
- Singapore (Singapura) - 36,8 milhões;
- Ningbo-Zhoushan (China) - 28,7 milhões;
- Shenzhen (China) - 26,5 milhões;
- Guangzhou (China) - 23,5 milhões;
- Qingdao (China) - 22 milhões;
- Busan (Coréia do Sul) - 21,8 milhões;
- Tianjin (China) - 18,3 milhões;
- Hong Kong (China) - 19,9 milhões; e
- Rotterdam (Holanda) - 14,3 milhões.
Sobre o ranking dos maiores embarcadouros do mundo, a professora Kinochita observa:
“A China domina a lista dos maiores portos mundiais, com 7 entre o top 10 e 25 entre o top 100. Os portos chineses movimentaram cerca de 250 milhões de TEU”.
Ela também comenta que o complexo portuário de Shanghai abriga um porto marinho de águas profundas e um porto fluvial.
Já o porto de Shenzhen é constituído por vários portos localizados ao longo da costa de Shenzhen.
Outras curiosidades dos maiores portos do mundo
Entre as informações interessantes sobre os 10 maiores portos globais, destacam-se aspectos como o fato de que o Porto de Singapura contém linhas regulares com mais de 600 portos espalhados em 123 países.
Já o Porto de Tianjin impressiona por seus 121 km² de extensão, enquanto o Porto de Roterdã, que fecha os dez maiores, foi o porto mais ativo do mundo de 1962 a 2002, e é o mais antigo da Europa, tendo sido inaugurado no século XIV.
Fora da lista, mas de grande importância histórica, está o Porto de Byblos, no Líbano, considerado o mais antigo do mundo, com mais de 5 mil anos de existência.
Soluções logísticas de ponta a ponta. A Intermodal tem!
De 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo. Faça a sua inscrição gratuita!
Porto de Santos: o maior porto do Brasil e o segundo da América Latina
Embora o Brasil não tenha nenhum porto da lista de maiores embarcadouros do mundo, o Porto de Santos tem relevância mundial. Sobre ele, Kinochita comenta:
“Santos é o porto mais relevante do Hemisfério Sul e o maior complexo da América do Sul. Segundo o Lloyds List One Hundred Ports 2021, ocupa o 2º lugar na movimentação de contêineres da América Latina e o 45º do mundo”.
Ela prossegue:“O Porto de Santos ocupa a 2ª colocação no ranking da América Latina, atrás de Colón, no Panamá. Se considerarmos o conceito de América do Sul, teríamos o porto de Santos como o maior do hemisfério”.
Segundo a professora, a SPA-Santos Port Authority, estatal que administra o Porto de Santos, divulgou que, em 2021, foram movimentadas 59,2 milhões de toneladas em granéis sólidos vegetais, representando 32% de share.
Entre os diferenciais do Porto de Santos está a proximidade de São Paulo, o principal centro econômico da América Latina. Além disso, ele possui interligação com os modais ferroviário, rodoviário e dutoviário.
E você, realiza importações ou exportações para a sua empresa por meio de algum dos maiores portos mundiais?
Veja mais informações úteis sobre esse tema em nosso e-book 5 desafios dos portos brasileiros:
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Intermodal lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar