Quem trabalha com logística sabe como o congestionamento é um problema sério para o transporte internacional, não é mesmo? Uma nova solução foi pensada para resolver esse gargalo: o container sanfona.
A novidade é uma iniciativa da Staxxon, uma startup de logística americana que desenvolve produtos para o transporte marítimo.
Com uma tecnologia conhecida como “caixa inteligente”, o container sanfona está sendo muito aguardado no mercado logístico, como aponta o especialista e professor de logística do Senac EAD, Roberto Rila. Continue lendo para saber mais!
Saiba o que é e como funciona o container sanfona
“Como o próprio nome remete, o container possui um formato ‘sanfonado’, ou seja, é um container dobrável. Quando está carregado, ele possui as mesmas dimensões e capacidades de um container normal. Porém, quando está vazio, seu tamanho é reduzido a 20%”, explica Rila.
Estima-se que praticamente 20% da movimentação portuária global é composta por containeres vazios. Com a nova tecnologia, se reduzirá significativamente os congestionamentos marítimos e se ganhará em agilidade ao optar por esse tipo de transporte.
As futuras tecnologias diferenciadoras que a Staxxon está desenvolvendo com parceiros externos incluem sensores de piso que permitem que o container pese seu conteúdo, monitoramento por GPS e software para otimizar o reposicionamento vazio e conceitos de alinhamento e dobragem automatizados.
A ideia da empresa é conseguir que os contêineres sejam dobrados de forma automática em menos de três minutos.
Benefícios do container sanfona para o transporte marítimo
O container sanfona deverá proporcionar benefícios para as empresas logísticas que utilizam o transporte marítimo em suas operações.
Para Rila, a principal vantagem será a redução do espaço ocupado por contêineres vazios nas correntes marítimas.
Nas palavras do professor: “O modelo sanfona ocupa apenas 20% do espaço de um container vazio comum, facilitando armazenagem e transporte dos sistemas de armazenagem”.
Além disso, o novo modelo de container também deverá fazer com que as organizações reduzam custos.
“Outro ponto fundamental é a redução dos custos com as operações de containers que estima-se chegar a 57% de diminuição”, explica Rila.
Previsão de disponibilidade do produto para o mercado
De acordo com informações disponibilizadas no site da Staxxon, a startup que desenvolveu o novo modelo de container, os testes do produto já começaram a ser realizados.
Segundo a empresa, estão sendo testadas várias abordagens manuais e automatizadas, cujo objetivo é demonstrar que o processo de dobra e desdobramento em si não é um gargalo.
No entanto, o container sanfona somente será disponibilizado para as empresas interessadas em 2023. Vale a pena, porém, ficar de olho nessa novidade.
Se você quer saber de outras novidades do setor, leia também nosso texto sobre como escolher um modelo de bulk container para o transporte graneleiro.