A intralogística é um elemento importante para o sucesso operacional de qualquer empresa. Ela desempenha um papel fundamental ao otimizar a recepção, o transporte, a organização e o armazenamento de mercadorias e insumos internos.
Quando executada de maneira eficiente, a intralogística aumenta a agilidade e reduz os custos operacionais. Por isso ela é tão relevante na gestão de armazéns e centros de distribuição.
Leidiane Risse, gerente comercial da MTC Log, conversou conosco sobre os principais processos intralogísticos. Acompanhe a seguir!
O conceito de intralogística
Risse define a intralogística como a parte interna da logística, que abrange a gestão de armazenagem, expedição e estoque.
A especialista detalha que “uma boa gestão da intralogística garante a eficiência no serviço prestado aos clientes internos e externos”.
Além disso, ela acredita ser Importante contar com um sistema robusto para o controle das atividades de cada negócio.
Processos intralogísticos: conheça os principais
Perguntamos a Risse quais são os principais processos intralogísticos necessários para garantir um funcionamento eficiente dos armazéns e centros de distribuição.
Ela pontuou as seguintes atividades:
- Recebimento e conferência dos materiais: “Devem ser feitos com apontamentos em caso de qualquer divergência”;
- Deslocamento dos materiais até suas respectivas áreas de armazenagem: “Isso deve ser feito considerando um layout adequado e equipamentos de movimentação inerente ao negócio”;
- Lançamento dos produtos no sistema e no estoque: “Recomenda-se contar com um sistema de WMS robusto de controle e rastreabilidade dos itens armazenados”;
- Estocagem e o armazenamento dos itens: “O indicado é escolher a melhor forma de estocagem, podendo ser em porta pallet ou blocado. Deve-se sempre avaliar a melhor eficiência na movimentação e qualidade da armazenagem;
- Monitoramento e rastreamento dos itens armazenados: “Permite o controle de informações, como quantidade, estoque mínimo, validade, entre outras”.
Tendências tecnológicas para processos intalogísticos
Questionada sobre as tendências tecnológicas para processos intralogísticos, Risse falou mais sobre como essas tendências estão auxiliando a atividade.
“Entendemos que as principais tendências que estão impactando os processos, incluem a automação, a Inteligência Artificial, a necessidade de habilidades digitais, e, cada vez mais, a unificação dos mundos digital e físico”, observa.
Na visão da especialista, a automação dos processos é essencial para aumentar a eficiência e reduzir erros. Ao mesmo tempo, a integração da inteligência artificial traz soluções avançadas para a tomada de decisões baseada em dados.
A ênfase na necessidade de habilidades digitais ressalta a importância da capacitação da equipe para lidar com as tecnologias emergentes. Assim garante-se a adaptação e aprimoramento contínuos das habilidades do profissional de logística.
Além disso, a unificação do mundo digital e físico, muitas vezes referida como Indústria 4.0, é essencial para melhorar a visibilidade e o controle dos processos intralogísticos.
Siga aprendendo mais! Leia agora nosso conteúdo sobre cibersegurança na cadeia de suprimentos.