Os processos logísticos bem executados são essenciais para o sucesso do e-commerce e satisfação dos clientes. Para atingir esse nível de competitividade, a logística tem apostado cada vez mais em sua modernização.
Existem soluções no mercado que vão desde o armazenamento, transporte, frota e até embalagens. Automatizar esses procedimentos é uma maneira eficaz de reduzir o tempo de entrega e otimizar os recursos financeiros da empresa.
Mas apenas a tecnologia bem empregada tem competência de reduzir os custos das operações. Isso porque os processos devem estar mapeados e padronizados para que a tecnologia agilize seu encaminhamento, trazendo mais eficiência e vantagem competitiva.
Um exemplo disso é a automatização da cubagem e sortagem. Para entender as vantagens competitivas da automação desses processos logísticos, conversamos com Samuel Caparrotti, Brazil Country Manager da Pitney Bowes. Confira!
As vantagens competitivas da automação logística
Como foi o crescimento do e-commerce no Brasil em 2021-2022?
Samuel Caparrotti: O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas. Segundo projeção realizada pela Neotrust para 2022, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo um faturamento recorde de R$ 174 bilhões neste ano. Apesar de ser uma alta positiva, a inflação, o dólar elevado e a projeção pessimista do PIB brasileiro são fatores que podem impactar o crescimento do varejo online.
Como a alta competitividade da logística impulsiona novas tecnologias de automação?
Samuel Caparrotti: A competitividade logística está muito atrelada à otimização de custos e recursos e à experiência do cliente. No primeiro caso, as novas tecnologias podem automatizar processos, pessoas e custos, alocando-as para funções mais estratégicas e tornando a operação mais eficiente. Já na visão do cliente, a sua espera por uma encomenda pode ser diminuída, aqui a tecnologia auxilia de forma ativa o last mile, por exemplo. Com isso é possível obter maior capacidade produtiva, com menores custos de manutenção e mais agilidade.
Como as empresas e e-commerces podem se destacar e reduzir custos com a automação?
Samuel Caparrotti: Elas podem ter seus processos de cubagem, separação, armazenamento, picking e packing, last mile, entre outros mais ágeis, precisos e seguros. Mas a utilização de sistemas e equipamentos com uso de tecnologia precisam de entendimento e dimensionamento correto, por isso e importante contar com empresas que conhecem o mercado, os processos e os custos envolvidos em uma operação, seja qual for o seu tamanho.
Entendendo melhor o tipo de negócio e dimensionamento necessário, elas conseguem impactar até o frete cobrado ao cliente, otimizando uso de frotas e melhorando os dados coletados. Um equipamento muito pequeno pode gerar custos demasiados de operação e manutenção e a possibilidade de erros e uso de frotas sem necessidade, ou um equipamento muito grande pode gerar custos de espaço desnecessário e um consumo maior de energia. A Pitney Bowes pode auxiliar em diversas etapas.
Soluções automatizadas para logística da Pitney Bowes
• Cubagem
O que é o processo de cubagem?
Samuel Caparrotti: É relacionar o peso x volume do objeto, ou seja, o peso cubado é a relação entre o tamanho do volume e a capacidade de carga do veículo transportador.
Qual a importância de automatizar o processo de cubagem?
Samuel Caparrotti: O processo de cubagem parece um simples inicialmente, porém quando se tem uma quantidade de objetos grandes é necessária muita mão de obra para realizar o processo coletando as informações manualmente. Consequentemente acabam acorrendo muitos erros ou a falta de informações de cargas, pois em momentos de pico se não houver automação, as operações acabam abrindo mão desta etapa no processo.
O processo de cubagem, está diretamente relacionado a cobrança e validação do que está sendo transportado, para embarcadores e transportadores. Todas as empresas que adotaram as nossas tecnologias relatam excelentes resultados na obtenção de receita com a automação, realizando a cobrança correta de cada volume expedido ou transportado.
Este é um processo importante também para cadastro de mercadorias em centros logísticos, onde com esta informação disponível no sistema, é possível calcular armazenagem e frete automaticamente.
Quais são os produtos da Pitney Bowel para a cubagem?
Samuel Caparrotti: Temos as linhas One Ship Estáticas e Dinâmicas. Cada uma delas atende há necessidades e volumes de produção específicos, por isso é importante a consultoria técnica da aplicação antes de efetuar a compra.
Para quem são os produtos de cubagem?
Samuel Caparrotti: Hoje temos soluções em todos os portes de empresas e em muitos seguimentos diversificados. Podemos dizer que temos máquinas para atender todas as necessidades em pesagem e cubagem dentro da Intralogística.
• Sortagem
O que é o processo de sortagem?
Samuel Caparrotti: O processo de sortargem, é a classificação automática dos volumes através de tecnologias eletromecânicas especificas para cada solução e cliente.
Onde cada volume é identificado e direcionado para o endereço especificado no equipamento. O número de endereços e/ou posições de saída, são determinados em nosso trabalho em conjunto com o cliente, baseado no levantamento de dados e estudo do seu processo interno.
Essa solução podemos aplicar tanto em setores de recebimento, expedição de embarcadores/operadores logísticos e transportadores (cross docking).
Quais os benefícios de automatizar o processo de sortagem?
- Aumento da produtividade com a mesma operação;
- Segurança no manuseio das mercadorias;
- Agilidade na triagem e roteirização – Redução de tempos e erros;
- Redução de custos operacionais;
- Diminuição dos tempos de descarga e carregamento dos carros;
- Redução de avarias;
- Rastreabilidade do objeto no CD;
- Aumento da capacitação humana, com qualificação dos profissionais e qualidade de vida;
- Eliminação de algumas etapas no processo interno de classificação e conferência de volumes.
Samuel Caparrotti: Nos processos que participamos, pudemos perceber que uma das grandes vantagens que as empresas tiveram é a possibilidade de crescimento da operação com a mesma infraestrutura, ou seja, com o mesmo número de pessoas e no mesmo local, produzir 2 ou 3 vezes mais, justamente pela utilização de processo automatizado.
Quais são os produtos da Pitney para a sortagem?
Samuel Caparrotti: Hoje temos a linha One Ship Sorter que conseguimos atender leitura de códigos de barra 1d/2d, pesagem dinâmica, cubagem e sortagem dos itens.
Importante ressaltar que todos o nosso sorter é produzido no Brasil e com assistência técnica e suporte local.
Qual público se beneficia desses produtos?
Samuel Caparrotti: A todas as empresas, desde as pequenas até as grandes que necessitam organizar os seus volumes expedidos ou transportados, para ter agilidade, confiabilidade, menos avarias no manuseio e produtividade.
Saiba mais sobre as soluções da Pitney Bowes para o seu negócio!